Fotos feitas com câmeras de celular, aliadas aos aplicativos que deixam elas mais apresentáveis, são incríveis. É muito legal podermos gravar pequenas coisas do dia a dia, com a praticidade de uma câmera que você já leva pra todo lugar. Não fazemos essas fotos para resultar em uma mostra de arte, nem para fazer posters ou aparecer em revistas. Pra falar a verdade dificilmente nós revelamos essas fotos. Elas estão aí pra guardar recordações, serem colocadas em redes sociais e lembrar de pequenos detalhes da vida, além de treinar o olhar fotográfico para formas, luzes e composições em todos os lugares que passamos, sem muitas pretensões.
Mas você já se perguntou por que praticamente toda foto feita com o Instagram (ou qualquer aplicativo similar) tende a ficar bonita? Tenho três palpites: Flash desligado, formato 1:1 (quadrado), e efeitos que escondem defeitinhos.
Flash
Uma coisa legal dos aplicativos de celular é que a opção padrão de Flash é com ele desligado! Ou seja: aquelas pessoas que usam o Flash em momentos inoportunos com a desculpa de não saber desligar acabam fazendo fotos melhores por causa disso.
Quadrado
A forma quadrada, lembrada pelo uso nas Médio Formato, nos dá uma nova visão de composição ao mesmo tempo que facilita o equilíbrio dos elementos do quadro. Além disso a composição de fotos quadradas é sempre pelo menos um pouquinho interessante, mesmo se esse nem foi o objetivo inicial.
Efeitos que escondem defeitinhos
É claro que nem sempre tem luz suficiente e a foto sem flash fica ruim. Ou o Flash é necessário e a iluminação da foto fica somente aceitável. A qualidade de uso da luz também pode influenciar.
O fato é que na maioria das vezes fotos feitas com o celular tem uma qualidade de luz e balanço de branco duvidáveis (por simples falta de controle sobre eles.) E é aí que entram os efetinhos. A luz tá ruim? Bota um efeito na foto e tudo ficará bem.

0 comentários:
Postar um comentário